Dicas de TI LGPD Segurança da Informação

5 Dicas Para Elaborar um Plano de Recuperação de Desastres

5 dicas para elaborar um plano de recuperação de desastres

Chamamos de plano de recuperação de desastre, ou também conhecido por Disaster Recovery Plan, o estudo e mapeamento de todas as tecnologias utilizadas e quais possíveis adversidades que podem afetar seu desempenho. Geralmente este documento de DRP é incorporado junto ao inventário de TI.

Você deve estar se perguntando: por que ter um plano de recuperação de desastre?

Já parou para pesar como deve agir em um caso de vazamento de informações? Ou caso ocorra falha na rede elétrica/incêndio? Há alguma estratégia contra ataques externos como ransomware e malwareem sua empresa? Seu time possui instruções para orientar as ações caso algum desses incidentes aconteça?

O plano de recuperação de desastre é uma cultura de prevenção. Junto com novas oportunidades, surgem novos riscos. Precisamos estudar cenários hipotéticos para elaboração o melhor plano de ação de contingência no menor tempo possível

Segue abaixo 5 dicas importantes para elaborar um bom plano de Recuperação de Desastres:

1 – O primeiro passo para elaborar um DRP é realizar o levantamento de todas as tecnologias imprescindíveis para sua empresa. Importante realizar essa análise com calma e com participação de todos os gestores da empresa, assim nenhuma área ficará de fora do plano.

2 – É imprescindível compor um time de pessoas que serão responsáveis pelo plano de recuperação de desastres.
Normalmente são indicados os gerentes para compor esse time, pois assim eles conseguem auxiliar com informações da rotina da empresa e ajudam na conscientização das boas práticas de TI para suas equipes.

3 – Conscientizar a equipe para evitar passar por situações estressantes como ataques cibernéticos ou até mesmo perda de dados.
É importante realizar treinamento de boas práticas relacionado a TI com seus colaboradores.

4 – Com a equipe formada e os colaboradores treinados, o próximo passo é a elaboração do plano.
Nesse ponto deve-se considerar quais desastres podem acontecer, lembrando que também devem ser levados em consideração os desastres físicos.
Alguns dos incidentes mais comuns:
– Inundação / Infiltração.
– Incêndio
– Ataques externos como malwares e ramsonwares.
– Falhas física nos equipamentos.

5 – Encontrar um bom parceiro de gestão, pois a essa altura você pode estar se perguntando, como ter certeza de que todos os aspectos estão sendo considerados no plano que elaborou,mas, fique calmo! Esse plano não precisa ser feito sem nenhum tipo apoio. Nós da Altcom somos especialistas em gestão e consultoria de TI, contamos com um time de alto conhecimento e estamos prontos para te apoiar nessa jornada.

Para mais informações acesse no site Altcom.com.br e entre em contato com nosso time de especialistas.