A Segurança digital deve ser uma questão de hábito! Existem muitas coisas que não conseguimos prever, como acidentes, queda de energia, falha humana, fenômenos naturais e ataques cibernéticos. Esses tipos de eventos podem acontecer a qualquer hora do dia e sem aviso prévio, mas isso não quer dizer que não possamos desenvolver estratégias para proteção e recuperação de dados e sistemas em caso de desastres, mesmo os eminentes, como um ataque Ransomware.
E aí vem nossa principal dica desse texto: ter um bom plano de recuperação de desastres garante a continuidade do seu negócio diante dos mais variados reveses.
Já ouviu falar nesse termo? Primeiramente vamos explicar como funciona esse tipo de ataque. Ao contrário do que muitos pensam, o ransomware raramente tem como objetivo simplesmente infectar o sistema de uma empresa, mas sim executar muitas ações que vão deixar o sistema vulnerável e assim, obter acesso administrativo e se espalhar pelo restante de sua rede.
Portanto, podemos dizer que a primeira atitude a ser tomada quando ocorre um ataque desse tipo é interromper a comunicação com os servidores e a comunicação dos sistemas infectados com o restante da rede. Sim! Imediatamente!
Para que isso seja realizado, é preciso prever o acontecimento com um plano de resposta e recuperação contra ransomware. É isso que trazemos aqui neste artigo para você.
Primeira pergunta que vamos fazer: você tem uma empresa de consultoria especializada em que você possa ter as orientações necessárias para desenvolver o plano de DR? Se não tem, comece por aí.
Os ataques cibernéticos podem ocorrer em qualquer empresa, de qualquer tamanho e com quantos computadores se possa imaginar.
A pergunta que fica é: Tem como identificar o ransomware?
Sim! Existem ferramentas utilizadas para descobrir qual a variante atingiu seu sistema. Uma empresa especializada poderá instalar em seu sistema uma ferramenta específica de varredura de ameaças. Tal sistema funcionará como um antivírus e deixará o ransomware em quarentena, evitando que ele prejudique sua rede.
Tais ferramentas devem ser implantadas nos computadores da empresa e os funcionários instruídos em utilizá-las corretamente, funcionando como parte do plano DR.
Mas nem tudo é tão simples assim, alguns ransomwares são tão nocivos, que não conseguem ser identificados. E, consequentemente, os computadores afetados precisarão ser formatados completamente para impedir a disseminação do dano.
Mas e o armazenamento em nuvem? Os arquivos também podem ser afetados. As ameaças cibernéticas estão crescendo cada vez mais e sua atenção deve ser redobrada.
Uma certeza é que nada é 100% seguro e isso inclui a nuvem, que está em constante processo de evolução.
Por que ter um plano de DR?
Exatamente para proteger sua infraestrutura de TI e minimizar os impactos causados por eventuais falhas e incidentes.
Algumas das principais vantagens:
- Manter a confiabilidade e respeito pela sua marca
- Reduzir e prevenir danos
- Avaliar e aplicar pontos de melhorias
Mas fique atento, pois um bom plano de Recuperação de Desastres precisa ter confiabilidade, confidencialidade e integridade da informação. Portanto, fique atento à consultoria contratada.
Quer saber mais sobre o assunto?
Entre em contato com a Altcom. Teremos o maior prazer em atendê-lo!