De suma importância, o armazenamento de seus dados garante que as informações não sejam perdidas. Imagina só, o trabalho de um ano todo ser perdido por armazenamento incorreto ou por falta do armazenamento? Mas você sabe quais são as principais formas de armazenamento existentes? Antes de falarmos sobre esse assunto vamos esclarecer o que é o armazenamento de dados.
Armazenamento de dados são as ferramentas utilizadas para guardar, organizar e até mesmo acessar as informações de uma empresa. Uma das formas mais utilizadas é o software de gestão de dados, geralmente com o auxílio de uma equipe de T.I. especializada. Ela poderá fazer uma consultoria e analisar o mecanismo mais adequado para sua empresa.
Além da facilidade do acesso das informações, um dos principais objetivos é a possibilidade de resgatar informações, sem risco de perder dados importantes. Além disso, ajuda a garantir a integridade da informação.
E quais são os principais tipos de armazenamento de dados?
Primeiramente, vamos falar das formas de armazenamento que abrangem as demais:
- DAS – “Direct Attatched Storage” ou “Armazenamento Ligado Diretamente” são os já conhecidos armazenamentos em HDs, pendrives, SSDs, entre outros.
- NAS – “Network Attatched Storage”, ou “Armazenamento Ligado à Rede”, quando múltiplos computadores possuem acesso aos mesmos dados remotamente.
Agora, trocando em miúdos, vamos falar sobre todos os tipos de armazenamento:
- Armazenamento magnético: são todos os dispositivos que se conectam nos computadores por meio de drivers. É uma técnica antiga, mas ainda utilizada.
- Armazenamento óptico: CDs, os DVDs e os Blu-Rays. Também obsoleta, mas ainda utilizada.
- Armazenamento eletrônico: SSDs, que permitem o acesso rápido às informações. No entanto, é preciso ficar de olho nos custos, pois 1 GB de armazenamento magnético ainda é mais barato do que 1 GB em armazenamento eletrônico. É por essa razão que servidores de grande capacidade optam por HDs ao invés de SSDs, pois os custos são menores.
- Armazenamento na nuvem: quando os arquivos são armazenados em plataformas online que permitem o acesso de onde estiver.
Um armazenamento de dados eficiente pode economizar espaço, facilitar sua escalabilidade e melhorar a experiência do usuário.
O futuro do armazenamento de dados
A evolução tecnológica não para e, com isso, novas formas de armazenamento vão surgindo. Temos algumas estimativas de armazenamentos que podem surgir por aí:
- Armazenamento definido por software: será possível armazenar dados onde eles são mais necessários sem perda de flexibilidade nem dificultar a expansão do armazenamento.
- Armazenamento virtual: o local físico já não seja mais um ou múltiplos servidores, mas sim um agregado de diferentes máquinas.
- Armazenamento hiperconvergido: combina as funcionalidades de ambos com a nuvem, aumentando drasticamente o potencial de escalabilidade do sistema, assim como sua eficiência de processamento.
Muitas novidades ainda estão por vir no mundo do armazenamento. Qual sistema você utiliza na sua empresa? Qual o mais eficiente? Em caso de dúvidas, não deixe de questionar o seu técnico em informática responsável, para que o melhor sistema seja implantado em sua empresa, sem danos e com o resultado esperado.