Estudo divulgado pela Fortinet no final de 2022 apresentou dados relacionados à segurança cibernética e são alarmantes. O Brasil teve 31,5 milhões de tentativas de ataques cibernéticos, sendo o segundo país da América Latina com mais tentativas de invasão e comparando o mesmo período do ano de 2021, teve um aumento de 94%.
Reunimos algumas dicas para ajudar seu negócio a não ser vítima de um ataque cibernético:
1- Nunca abra links e e-mails suspeitos: causa número 1 de ataques cibernéticos a empresas, computadores e smartphones pessoais, a chamada engenharia social. Um cibercriminoso cria um e-mail falso com um link que direciona para um ataque. Quando o conteúdo do e-mail é suspeito ou desconhece o destinatário, não clique em nenhum link ou faça download de anexos. Delete imediatamente o e-mail.
2- Implante um firewall: firewall é uma das melhores soluções contra-ataques cibernéticos por permitir verificar os tráfegos de acesso à internet e desta forma bloquear ações maliciosas ou alertar sobre riscos.
3- Atualização de Softwares: Quando um programa é lançado, ele geralmente tem algumas falhas em seu código, as quais podem ser exploradas por criminosos para facilitar uma invasão no sistema, roubo de dados ou a atuação de malwares. Se você não possui uma rotina constante de atualização de softwares, eles podem se tornar portas de entrada para sua rede.
4- Proteção gerenciada: Chamada de Endpoint Protection, é uma suite de proteção para laptops, desktops e servidores (“endpoints”) em rede contra vírus, worms, cavalos de tróia, spywares, adwares, rootkits e ameaças desconhecidas (“ataques dia zero”). Para proteção desses ataques avançados o endpoint combina várias tecnologias uma única interface.
5- Criar e adotar políticas de segurança da informação: A criação de uma política de segurança reduz as portas de entrada para invasores e diminui os riscos de falhas internas de segurança. Além disso, ela promove um alinhamento das normas e proibições relativas a usos de recursos e dados da empresa, otimizando os processos de negócio.
Quantas destas dicas você já realiza? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a proteger o seu negócio.