Todos nós sabemos que a pandemia acelerou a transformação digital de PME’s a empresas globais. Esta transformação digital também serviu para alertar sobre as questões relacionadas ao ambiente virtual. As empresas passaram a ser responsáveis pelos dados coletados, seja os dados de clientes, fornecedores ou funcionários.
As pequenas e médias empresas aderiram a sistemas de colaboração e compartilhamento, CRM e ERP permitindo gestão dos processos e dos clientes do seu negócio. Esses recursos trazem muitos ganhos, mas se as proteções necessárias não forem implementadas, acabam expondo a empresa aos ataques externos e até a um possível vazamento de dados.
Estudos da Kaspersky de 2022 apontam que 65% dos ataques cibernéticos são em PME’s, o que significa que as pequenas e médias empresas acabam sendo alvos primários. A principal causa é a baixa prioridade a segurança de dados.
Uma empresa que sofre um ataque Ransomware por exemplo está exposta a vários riscos, sendo os principais:
· Pagar altíssimos valores na tentativa de restabelecer seus dados sequestrados
· Ter seus dados sequestrados expostos na internet, comprometendo gravemente a imagem de seu negócio e de seus clientes, além do risco destes dados representarem danos pelas informações sensíveis que possam ter.
Perder todas as informações e ter que começar tudo do zero, isso quando é possível.
É essencial que as PME´s contêm times internos ou parceiros de TI especializados, para que possam estudar o ambiente e elaborar o melhor plano de segurança, além de realizar a gestão de forma preventiva e proativa.
A Altcom possui equipe especializada e conta com parcerias estratégias em soluções de cibersegurança.