Também conhecido por BI ou inteligência de mercado, o Business Intelligence auxilia os setores de uma empresa a terem sempre acesso à informação, sem a necessidade de dedicar tanto tempo a atividades repetitivas, fazendo tudo isso através dos processos de coleta, organização, análise e tradução dos dados gerados pela empresa em suas operações.
A inteligência de mercado pode ser usada por empresas para oferecer suporte a uma ampla gama de decisões de negócios, desde operacionais à estratégicas ou decisões básicas, que incluem o posicionamento ou preço do produto. O BI é mais eficaz quando combina dados derivados do mercado em que a empresa atua com dados de fontes internas da empresa, como dados financeiros e operacionais. Quando combinados, os dados externos e internos podem fornecer uma imagem completa da empresa e do mercado em que ela atua. O BI é um mecanismo capaz de entregar uma série de insights que podem ajudar uma organização como um todo a melhorar os seus processos e explorar novos públicos consumidores.
As ferramentas de inteligência de negócios capacitam as organizações a obter informações sobre novos mercados, avaliar a demanda e a adequação de produtos e serviços para diferentes segmentos do mercado e avaliar o impacto dos esforços de marketing.
Vamos conferir um case de sucesso, conhecido mundialmente e que teve resultados comprovados e copiados em todo mundo. O objetivo da Amazon, empresa em questão, era obter mais insights do comportamento do consumidor. Empresas bem-sucedidas utilizam dados coletados junto aos clientes para analisar e prever tendências de consumo, impulsionando o crescimento de visitas, retenção e, é claro, vendas.
“A gigante do e-commerce Amazon tem a sua estratégia de sucesso estruturada em cima dessa premissa. Questões como histórico de compras e localização são informações-chave para ajustar tanto os algoritmos de marketing quanto a estratégia de atendimento ao consumidor. Um exemplo importante da Amazon é o chamado “collaborative filtering engine” (CFE), sistema que analisa informações como compras recentes, itens deixados no carrinho, lista de desejos e aquisições que foram avaliadas.
Estas informações, ao passar pelo CFE, são cruzadas com históricos de outros consumidores com perfis semelhantes, gerando novas recomendações para capitalizar em cima de novas compras, podendo aumentar o ticket. Segundo a Amazon, este método é responsável por impulsionar a receita da empresa em até 30% ao ano.”
Viu só! Assim como a Amazon, o BI pode ajudar a alavancar ainda mais diversas ações.
Ainda não se convenceu? Então, confira 6 Vantagens de usar o Business Intelligence em sua empresa:
– Auxilia na tomada de decisão;
-Auxilia na redução de riscos e erros;
– Ajuda no gerenciamento e compreensão dos dados;
– Avalia e melhora a produtividade;
– Acompanhamento em tempo real;
– Aumenta competitividade e lucratividade.
Sua empresa aplica ou já aplicou algum tipo de BI? Se não, está na hora de agir!
Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato com a Altcom. Nossa equipe de consultores poderá auxiliar e instruir nas melhores estratégias e escolhas de ferramentas de BI para o seu caso.