Com a pandemia, uma realidade mudou a rotina da população do mundo inteiro. Acordar, tomar café, se preparar, ir para o trabalho, mudou! O home office virou uma realidade praticamente sem volta para empresas de todo o mundo.
Os gestores, que antes temiam com a procrastinação e a falta de controle na rotina dos funcionários, agora têm outra visão sobre o assunto. Aumento da produtividade, redução de custos, qualidade de vida dos funcionários, possibilidade de contratar funcionários qualificados de qualquer lugar do mundo, são apenas algumas das vantagens do home office para as empresas.
E essa tendência veio mesmo para ficar. Para o setor de T.I., por exemplo, a concentração no trabalho hoje tem sido mais satisfatória, pela falta de controle de horário, além do conforto. Um fato que as empresas precisam se atentar é à saúde mental dos trabalhadores, devido a falta de interação de comunidade existente nas empresas. Por esse motivo, algumas empresas têm aderido ao trabalho híbrido, que mescla o home office com o trabalho na própria empresa. O formato somente não funciona para empresas que possuem funcionários em localidades diversas.
Um estudo feito pela Revelo, mostra que 79,1% dos funcionários considera que o trabalho remoto é o melhor formato para atuarem. Desta forma, as empresas começaram a se adaptar a esse novo formato. Algumas, até mesmo, extinguindo a existência de um local físico para estabelecer a empresa.
Outro ponto a se destacar é a realização de reuniões de forma remota, que permite que os funcionários participem até mesmo pelos smartphones. A facilidade da comunicação e do trabalho em nuvem também ajuda muito em tal realidade. Basta logar com e-mail e senha e o funcionário pode trabalhar aqui ou do outro lado do mundo.
O ponto principal é que o mercado mudou sua visão sobre a atuação a distância e com o fim do home office está deixando de lado a percepção negativa que tinham sobre ele para usá-lo como diferencial competitivo.
E o retorno ao trabalho presencial também está sendo realizado de acordo com as necessidades de cada empresa e escolha do funcionário, que normalmente pode optar por trabalhar remotamente, no formato híbrido ou presencial.
A realidade da flexibilização dos horários já ocorre em muitos países, sem dúvidas, colabora muito nesse sentido do trabalho remoto. Desta forma, o funcionário pode realizar seu trabalho no horário que lhe for mais conveniente.
O ideal é a empresa realizar uma avaliação organizacional periódica para entender os efeitos dessas mudanças no seu negócio e no cotidiano da equipe. Caso o impacto no trabalho seja significativo, talvez seja indicado retornar ao trabalho presencial. Realmente, alguns colaboradores não se adaptam a tal realidade e a produtividade cai. Mas tudo deve ser avaliado e analisado, visando o melhor resultado possível para a empresa. Visto que, o objetivo é gerar resultados positivos diariamente. Da mesma forma que para o funcionário pode não ser tão vantajoso ficar em casa. E você? O que prefere?